terça-feira, 17 de março de 2015

DICA DE CARREIRA - Escolha um Mestre

“Em seu primeiro dia de trabalho, um jovem que iniciava sua carreira, estava muito receoso, por ser seu primeiro emprego, estava preocupado se seu chefe gostaria de seu serviço, se ele poderia fazer um bom trabalho, se seria bem sucedido no emprego...
Você conhece esta sensação não conhece? ´Já passou por isto, não passou?
Mas ele encontrou no seu primeiro trabalho um chefe muito compreensivo com sua falta de experiência, sempre disposto a elogiar, sempre disposto a mostrar o caminho. O jovem trabalhou nesta pequena empresa durante algum tempo, mas teve uma proposta de emprego melhor e partiu em sua carreira profissional.
Muitos anos depois este jovem, já um homem adulto, profissional de sucesso, com filhos adolescentes, encontrou este seu primeiro chefe na rua.  O chefe naturalmente não o reconheceu, apesar de ter sempre acompanhado seu sucesso profissional, mas fazia mais de 20 anos que não se viam.
O jovem, antigo aprendiz, iniciou a conversa chamando o antigo patrão de MESTRE, mas o antigo patrão disse:
- Eu é que devo lhe chamar de senhor, você é um profissional de sucesso, que ganha muito bem e é famoso. Eu continuo no meu mesmo trabalho, não evolui, não fiz grandes coisas!
Ai é que o MESTRE se engana—disse o antigo aprendiz—quando eu o conheci eu sabia apenas as coisas dos manuais, mas você foi quem me ensinou como aplicar estas coisas! Você é que me ensinou a acreditar em mim, em meu potencial, eu não teria conseguido nada do que tenho hoje se não tivesse tido seu apoio e sua confiança!
Você é um verdadeiro MESTRE!”
Para ter sucesso, para desenvolver uma carreira, é muito importante que tenhamos MESTRES, profissionais que admiramos e que nos servem de exemplo. Este mestre pode ser seu chefe, pode ser uma pessoa pública que você admira, pode ser até mesmo um colega de trabalho.
Nas religiões temos sempre uma pessoa mais velha que nos ajuda a entender as escrituras sagradas, não temos? Na vida profissional  é o mesmo, um manual de portaria nunca vai te ensinar a ser um bom porteiro, o que te ensina é a troca de experiências com outros profissionais.
Hoje em dia até existe a figura do MENTOR de carreira, um profissional mais velho que lhe ajuda a planejar e a levar adiante seus planos.
Procure um MESTRE para você, encontre alguém com mais experiência e peça conselhos, peça opinião sobre sua carreira, avaliação sobre o seu trabalho. E preste atenção, o bom MESTRE também é um aprendiz, ele também tem seus mestres e está sempre querendo aprender mais!


Publicado originalmente no boletim DESenvolver de Março de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, sua sugestão ou sua crítica!
Sempre é uma oportunidade de melhorarmos nossas publicações e nossos serviços!
Obrigado!
Equipe DDP FACILITIES